CONHEÇA O
projeto içar
O Projeto IÇAR é um bom exemplo em que a fotogrametria e a modelagem paramétrica foram utilizados de forma efetiva na área cultural. O Projeto foi criado por Marcelo com o objetivo de cadastrar os últimos Saveiros de Vela de Içar da Baía de Todos os Santos e trazer, simultaneamente, o reconhecimento técnico para os Mestres Carpinteiros Navais responsáveis por construir e reformar essas embarcações. Entre as conquistas do projeto estão uma publicação no 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore , a conquista do Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural e a produção do dossiê responsável pelo reconhecimento do oficio de Mestre Carpinteiro Naval como Patrimônio Cultural de Salvador. Além disso, o projeto participou de estudos que mostraram a viabilidade economica da utilização dos saveiros tanto para o transporte de cargas como para turismo, simulando junto com a CONAB (companhia nacional de abastecimento) a utilização das embarcações em trajetos historicamente percorridos pelas embarcações.
Etapa I
publicação artigo
Foi publicado um artigo no congresso internacional de engenharia naval, em 2018, promovendo o reconhecimento das técnicas tradicionais de projeto e construção de embarcações no ambiente acadêmico.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
o projeto estabeleceu parcerias com entidades de destaque no cenário náutico, consolidando uma rede de colaboração essencial para seu avanço. Entre elas a Texas A&M University e a Marinha do Brasil.
ETAPA II
Cadastro de embarcações
Cinco saveiros de vela de içar já foram cadastrados, preservando a memória e a tradição dessas embarcações icônicas.
Reconhecimento cultural
O projeto conquistou o Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural em 2021 na cidade de Salvador, reforçando a importância dos saveiros na identidade cultural da região.
REGISTRO DO OFÍCIO
MESTRE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SALVADOR
Marcelo foi responsável pela elaboração do dossiê que reconheceu o ofício de Mestre Carpinteiro Naval como Patrimônio Cultural de Salvador, em 2023, contribuindo para a salvaguarda desse conhecimento tradicional.
RECONHECIMENTO
internacional
PUBLICAÇÃO em revista internacional
Um artigo sobre o projeto foi publicado na edição inaugural da revista "MainSheet", criada pelo Mystic Seaport Museum, o principal museu marítimo dos Estados Unidos da America, fundado em 1929. Confira a edição completa no link >> Volume 1, 2024.
ETAPA III (projeto)
PESQUISA E EDUCAÇÃO
Serão cadastrados os últimos Saveiros de Vela de Içar que navegam pelas águas da Baía de Todos os Santos, assim como seu processo de construção, enfatizando os saberes dominados pelos mestres. Além disso, serão realizadas palestras para 400 pessoas abordando a construção naval, artesanato e modelismo nas comunidades ribeirinhas onde essa arte persiste.
Acervo de Réplicas:
Será criado um acervo contendo réplicas das embarcações cadastradas, em escala, que proporcionará uma experiência tridimensional da história náutica. Serão disponibilizados 3.400 ingressos para exposição que será produzida por um dos últimos mestres dessa arte.
Livro sobre Saveiros
Um livro será produzido ampliando a compreensão do público sobre esse legado. Serão impressas 2.000 cópias contendo registro detalhado das embarcações cadastradas.